Powered By Blogger

sábado, 19 de março de 2011

A maior banda de todos os tempos

Emissão norte-americana de 1999
O disco e o filme Yellow Subarine ambos com gravações de 1967 e 1968 no lendário Estúdio Abbey Road e lançados em 1969 é um dos  trabalhos mais marcantes dos Beatles embora seja o único disco da banda a não alcançar o primeiro lugar nas paradas de sucesso da época.

terça-feira, 8 de março de 2011

Walking on the moon

The Police - emissão da Moldávia, 1999
"Giant steps are what you take
Walking on the moon
I hope my legs don't break
Walking on the moon
We could walk forever
Walking on the moon
We could live together
Walking on, walking on the moon."

STING

domingo, 6 de março de 2011

Em uma guerra a verdade sempre é a maior vítima

Emissão da antiga Alemanha Ocidental - 1979
"Uma mentira contada mil vezes acaba por se tornar uma verdade". Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista.

O Institute for Historical Review, da Califórnia, Estados Unidos, oferece um prêmio em dinheiro para quem provar a autenticidade dos "diários". A falsificação foi comprovada, mais contundentemente ainda, após exames científicos da tinta usada nos seus escritos: verificou-se que parte dos textos foram escritos com caneta esferográfica, uma invenção dos anos 50.

Somente devido às descobertas e denúncias do revisionismo histórico é que vem caindo - um a um - os grandes mitos do "holocausto", dos quais o "diário" de Anne Frank era um dos sustentáculos mais importantes, principalmente por se dirigir aos corações e mentes dos jovens.

A verdade sobre o Diário de Anne Frank foi primeiro revelada pelo jornal sueco Fria Ord. Estabeleceu que o novelista judeu Meyer Levin havia escrito o diálogo do "diário" e estava pedindo pagamento por seu trabalho numa ação judicial contra Otto Frank, pai de Anne Frank. Uma condensação dos artigos suecos apareceu no American Economic Council Letter, de 15 de abril de 1959, como segue: "A História tem muitos exemplos de mitos que vivem uma vida mais longa e mais rica que a verdade, e podem se tornar mais efetivos que a verdade."

"O mundo ocidental conheceu há alguns anos uma garota judia pelo que se representa como sua história escrita pessoalmente, o Diário de Anne Frank. Qualquer inspeção literária informada do livro teria mostrado que teria sido impossível ter sido trabalho de um adolescente."

sábado, 5 de março de 2011

O sorriso da Mona Lisa

Emissão da Grã-Bretanha - 1990
O quadro de Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise.



Mona Lisa - Leonardo da Vinci (1452-1519)

Emissão da Alemanha Ocidental - 1952


Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci.

Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do “sfumato”. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo.

Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura.

Se a obra for observada munuciosamente a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa pareça maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo,e é a sua maior atração.

O primeiro selo do mundo sobre xadrez


A temática da impressão do jogo de xadrez em selos postais é relativamente recente quando comparada com a história do xadrez e dos selos postais.

O primeiro selo postal com o tema do xadrez foi impresso na Bulgária em 1947, sendo comemorativo dos jogos balcãs e no ano seguinte a então URSS emitiu uma série com três selos comemorativos do 16º Campeonato Mundial de Xadrez, realizado no mesmo ano.
 

Xadrez na Alemanha

Emissão da Alemanha Oriental (DDR) - 1969

O Xadrez na Alemanha refere-se a contribuição do Império Alemão e posteriormente da Alemanha na história do xadrez desde sua assimilação no século XII até a atualidade. Os alemães receberam o xadrez a partir da França e Itália, embora as regras do jogo ainda fossem idênticas ao do Shatranj árabe.
No final do século XV, com a introdução dos movimentos ampliados da Dama e Bispo, foi renovado o interesse Europeu pelo jogo surgindo uma nova literatura a respeito. Inicialmente, os alemães eram dependentes da escassa literatura estrangeira porém com os principais jogadores do século XVII visitando os principais centros europeus, em pouco tempo o país começou a publicar trabalhos próprios.
Por volta do século XVIII, o inglês Howard Staunton organizou o primeiro torneio internacional de xadrez na cidade de Londres em 1851 que foi vencido por Adolf Anderssen, principal enxadrista da Alemanha. Outros jogadores como Paul Rudolf von Bilguer, autor do livro Handbuch des Schachspiels, Ludwig Bledow, Wilhelm Hanstein, Bernhard Horwitz, Tassilo von Heydebrand und der Lasa, Carl Mayet e Carl Schom também se destacavam o que incluiu o país no cenário do xadrez Europeu.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez_na_Alemanha

quinta-feira, 3 de março de 2011