Powered By Blogger

domingo, 31 de dezembro de 2017

QUINTETO VIOLADO: A SOM E A VOZ DO PERNAMBUCO

Eis a última postagem deste 2017, e a inaugural sobre a 'arte na capa de discos' deste blog. É uma satisfação imensurável iniciar essa empreitada postando imagens da minha mais recente aquisição, o LP “A Feira”, de 1974, do inigualável Quinteto Violado, banda extraordinária oriunda do querido Pernambuco, Estado que eu considero como um dos maiores celeiros culturais do Nordeste. Este grupo iniciou suas apresentações em Recife, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, em meados do ano de 1970.




O som regional rebuscado e os arranjos extremamente bem elaborados logo chamaram a atenção dos Tropicalistas Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 1971 Gil apresentou o grupo ao produtor Roberto Santana da gravadora Phonogram. Começou aí uma trajetória de sucesso, nacional e internacional, merecidamente meteórica.





Um dos autores deste blog considera o LP “Berra Boi” (1973) e “A Feira” (1974) as obras-primas deste magnífico conjunto, que trouxe à tona a representação dos sons fundamentais da alma do povo sertanejo do pernambucano, em especial do vaqueiro, símbolo do trabalho e da luta diária em meio ao ambiente hostil da caatinga, no qual o homem sempre sai vencedor.





Fonte principal: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinteto_Violado 

Todas as imagens correspondem ao LP que faz parte do acervo pessoal do colecionador e pesquisador Virgílio Sabino

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

MEDALHÃO ALUSIVO AOS 300 ANOS DA GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA

Um deslumbrante medalhão de edição limitada da Isle of Man, que foi cunhado em níquel neste ano de 2017 pela Mint of Norway, especialmente para comemorar os 300 anos da Grande Loja Unida da Inglaterra. 



Ele carrega o logotipo do tricentenário no anverso e no reverso o esquadro e o compasso, sobrepostos à estrela do teto do Grande Loja em Londres. Ao redor, em círculo, possui a legenda "A maçonaria é um sistema de moralidade, velado em alegorias, englobando os princípios fundamentais para melhorar os homens" e as palavras "Fraternidade, Caridade, Integridade".



Esta é uma peça indispensável e valiosa para qualquer colecionador maçom, carregada de simbolismo, tendo como princípios a fraternidade e a honestidade, os pontos culminantes da senda maçônica, por sinal bastante ausentes e sobremaneira escassos nos dias atuais do panorama social e político do Brasil.



Tenho a grata honra e imensurável satisfação de ter adquirido mais esta peça para minha coleção, cuja edição foi limitada em 300 peças.


Fontes:
https://www.iompost.com/stamps-coins/product/the-tercentary-medallion
http://samlerhuset.com/mint-of-norway/

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A primeira Constituição do Brasil republicano

A Constituição da República dos Estados Unidos do  Brasil de 1891, foi a segunda Constituição Brasileira e a primeira no Sistema Republicano de Governo. Começou a ser elaborada em 1890, e promulgada em 24 de fevereiro de 1891.

Correios do Brasil, 1991
Selo alusivo aos 100 anos da 1ª Constituição do Brasil

Estabeleceu que a Nação Brasileira adotava como forma de Governo a República Federativa, e constituía-se por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil (art. 1º). Cada uma das antigas províncias formara um Estado e o antigo Município neutro se transformara no Distrito Federal, que continuou a ser a capital da União (art. 2º). Optou-se pelo presidencialismo à moda norte–americana, tendo como seu primeiro presidente eleito do País Prudente de Morais.

Uma das principais características da Constituição de 1891, foi o estabelecimento do voto universal masculino, ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres não podiam votar; menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.


Fonte:
Silva, Jose Afonso, Curso de Direito Constitucional Positivo, 35ª edição, 2012

Texto gentilmente cedido pelo amigo, colecionador e pesquisador, Paulo Roberto Galvão do Rio de Janeiro - R.J., sempre atento e sensível para as questões jurídicas e sociais do Brasil e do mundo.

sábado, 9 de dezembro de 2017

HUARI CON MIEL

En la frontera somos un solo pueblo y
un solo corazón
Un fin de tarde en la compañía de 
Huari con Miel en Puerto Quijarro - Bolivia

domingo, 3 de dezembro de 2017

CERVEJA MOAGEM

O que dizer da Cerveja Moagem? Embora o nome e os extraordinários sabores dispensem apresentações, vamos lá: 

As cervejas Moagem são produzidas artesanalmente em Campo Grande pela Cervejaria Pantanal Ltda., resgatando a verdade por trás de cada estilo das principais escolas cervejeiras do mundo com um toque sul-mato-grossense.

Eu não deixaria de fazer o devido engrandecimento da simpaticíssima e competente equipe da Moagem, que sempre demonstra um carinho especial durante os atendimentos em seu recanto oficial, localizado na Rua Bahia, nº 575, Bairro Jardim dos Estados, Campo Grande-MS. 

Agradecimentos especiais ao Leandro, que gentilmente buscou e doou os rótulos virgens da Cerveja Moagem. Por minha vez e por obrigação moral os repassei ao grande amigo e colecionador Paulo Antunes Júnior,  pesquisador atento, residente e operante na cidade de Assis-SP.









Copyright: all rights reserved to Cervejaria Pantanal, Rua Nagem Saad, nº 409 - Campo Grande-MS

ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA

Lá por meados dos anos 60 surgiu uma orquestra que fez tanto sucesso que acabou se constituindo em uma febre nacional. Meio mundo comprou seus discos, e como vivíamos uma consciência (que em muitos casos paira até hoje) de o que é bom tem que vir de fora, todo mundo achava que essa orquestra era cubana ou algo como uma orquestra formada nos Estados Unidos por músicos cubanos dissidentes. Quase ninguém sabia, mas essa orquestra era brasileiríssima! Tiveram que usar esse “artifício” de um nome sugestivo internacionalizado, afinal, quem naquela época compraria discos de uma orquestra brasileira? Uma série maravilhosa de discos foi lançada e muito vendida até o início da década de 70, mas tamanha foi a pressão da censura atuante, durante o regime militar, que esta orquestra simplesmente deixou de existir. Segundo o governo seu nome fazia apologia ao comunismo. Infelizmente a Orquestra Românticos de Cuba foi extinta, porém jamais será esquecida!





O LP faz parte do acervo pessoal do colecionador e pesquisador Virgílio Sabino

GRUPO ACABA, OS "CANTA-DORES" DO PANTANAL

O Grupo Acaba surgiu em meados do ano de 1971, na cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Também conhecido com “Canta-Dores do Pantanal”, o grupo desenvolveu um trabalho musical extraordinário e riquíssimo, baseado na pesquisa musical de sons e instrumentos indígenas mesclados com os instrumentos tradicionais acústicos. Atualmente o grupo continua com o pé na estrada, proporcionando a costumeira emoção a partir de um trabalho ímpar e por que não dizer único no mundo!



Primeiro LP do Grupo Acaba, lançado em 1979



O LP faz parte do acervo pessoal do colecionador e pesquisador Virgílio Sabino